terça-feira, 21 de agosto de 2012

21/08 Balanço Social



A radiografia da responsabilidade empresarial



Por Gislaine Azevedo de Fraga

O que nos retrata, afinal, os balanços sociais empresarias? São ações apenas para ficar “bem na foto” ou são ações reais de melhoria?

É importante verificar a destinação dada às verbas explicitadas nos balanços sociais, para averiguar se estão sendo aplicadas nos projetos que se destinam. Fiscalização permanente!

Não basta disponibilizar a verba e criar os programas de Responsabilidade Social. Tem que analisar o resultado destes programas. Acompanhá-los para apurar se estão atingindo o objetivo proposto.

Apenas fazer e divulgar não são suficientes. Tem que haver monitoramento e questionamento constantes, pois o sentido das ações sociais é atingir toda a comunidade, direta ou indiretamente, por toda uma vida, para que o efeito no planeta seja cíclico e eterno. Lembro aqui o conceito de Sustentabilidade:

“ Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". (Relatório Brundtland – 1987).

O respeito à natureza, ao animal, ao homem e todas as formas de vida tem que ser inerentes da natureza humana. Educar para tornar parte da consciência humana o respeito ao próximo e a si mesmo.

A empresa além de fazer um trabalho de conscientização com o funcionário tem que motivá-lo a levar este conceito de responsabilidade social para dentro do seu lar, e dele para os familiares e amigos, e assim, sucessivamente, até que todas as pessoas sejam atingidas por este trabalho de preservação e autossustentação do planeta.

Às vezes tem-se a idéia de que o planeta viverá apenas da reciclagem de papel, vidro, latinha. Muito mais deveria ser divulgado sobre lixo tóxico (a pilha que acabou do brinquedo), reciclagem do óleo de cozinha, preservação de vertentes de água potável, lixo não reciclável, emissão de gases poluentes (seja do transporte público, seja da fábrica que se instalou na cidade vizinha). É não pisar na grama, é não consumir excessivamente. Evitar desperdícios em geral. Rever o acesso ao uso das energias limpas. Energias solar e eólica tornam-se inviáveis para a maioria das pessoas, devido ao alto custo dos painéis e equipamentos necessários ao seu funcionamento.

Responsabilidade Social vai além de arrecadar agasalhos no inverno. É colocar-se no lugar do outro e sentir a necessidade de cada um. É realmente ouvir o que a comunidade pede e precisa. É tomar ciência dos projetos sociais a nível mundial e praticá-los e adequá-los a realidade da empresa, da sua comunidade. Mostrar resultado. Fazer a diferença!

Analisando o Balanço Social de algumas empresas, observa-se que muito está sendo feito, mas ainda não é o suficiente para afirmarmos que a conservação do planeta, para as próximas gerações, está garantida. Da mesma forma que muitas pessoas fazem o bem, há muitos indivíduos que fazem o mal.

Os balanços sociais nos dão números e títulos, mas no meu ver deveriam mostrar rostos.

Fonte: Administradores.com.br

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