segunda-feira, 30 de abril de 2012

30/04 Dicas para encarar os principais problemas no cotidiano empresarial

Amigos, o tema que abordo hoje é popular! Pelo menos todo o empresário, ou pessoa que tem contato com a gestão de uma empresa sabe exatamente os principais fatores que dificultam o crescimento e o surgimento de empresas. Tentarei ajudá-los a compreender ou a driblar três dos principais problemas com algumas dicas que venho utilizando com sucesso.
 
Acredito que o tema mais relevante e que não deixaria de abordar, é a altíssima carga tributária aplicada no Brasil. Nosso país tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos. Só fica atrás para o bem-estar social europeu, onde o imposto é alto, mas a contrapartida do governo faz justiça ao que é pago. Além de pesada nossa tributação é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.  

Para isso tenho duas dicas importantes: a primeira é para futuros empreendedores, mas serve também para empresas já existentes, ela é simples: 

Dica: Paguem os seus impostos. Se sua empresa não se viabilizar pagando os impostos, repense sua estratégia mercadológica ou seu planejamento tributário. 

Justificativa: Com aumento de nível e grau no aparato tecnológico do Fisco, em breve empresas sonegadores sofrerão grande impacto na sua gestão, e se não estiverem preparadas para essa mudança, sucumbirão! 

A segunda dica é para empresas já constituídas:

Dica:  Procurarem profissionais capacitados para a realização de um planejamento tributário. Caso a empresa possua um departamento de controladoria e contabilidade internas, a constante capacitação destes profissionais pode fazer a diferença. Lembre-se, a terceirização da contabilidade pode ser um caminho menos custoso.

Justificativa:  Nossa legislação além de complexa é extremamente dinâmica, nossas alíquotas, rotinas e obrigações costumam mudar diariamente e isso pode ocorrer em todas as esferas. 

Outro tema que é motivo de reclamação de empresários é a qualidade da mão de obra. Todos nos sabemos que é difícil tratar com pessoas. Seus perfis às vezes, chocam com a capacidade técnica. 

Dica: Minha dica é simples na sua temática, porém difícil na execução: Invista na formação, motive e remunere bem os comprometidos. 

Justificativa: Tenho como base, e por experiência também que muitas vezes somos obrigados a formar pessoas, mesmo sabendo que corremos o risco de perdê-las para o concorrente! Essa mão de obra é escassa, razão pela qual somos obrigados a fazer esse investimento caro e de alto risco. Porém, bem orientados e motivados, seu desempenho com certeza irá surpreender. 

Ainda existe muita dificuldade na utilização de tecnologias de informação e também em como usufruir dos benefícios da internet. 

Não é difícil notar o aumento do número de usuários da rede e a importância dos sistemas gerenciais e de automação. Entretanto, ainda grande parte das empresas não despertaram para o tema. Talvez estejam mal assessoradas, ou não se aperceberam da devida importância.

Dica: a grande sacada dos empresários modernos é o acompanhamento de sua marca na internet, e isso ocorre porque estes perceberam que muitos dos seus consumidores são usuários ativos da grande rede on-line. Por esta razão é preciso estar presente na rede, possuir um bom site, um e-commerce e se inserir dentro das redes sociais é vital. Na mesma linha de importância os sistemas gerenciais cada vez mais fazem a diferença entre uma empresa lucrativa e uma empresa deficitária. Um sistema bem implantado e operacionalizado pode reduzir custos e encurtar o dispêndio de tempo nas rotinas administrativas das empresas, e atualmente devido a alta competitividade dos mercados, toda a redução de custo e despesas pode fazer a diferença.

Justificativa: a Internet não é mais apenas uma tendência ela já é um fato, a internet além de um meio eficaz de comunicação já é responsável por movimentar bilhões de dólares, e o Brasil já ocupa o 7º lugar no ranking mundial de usuários ativos. O investimento nos departamentos de T.I devem ser postos em práticas, a união entre internet (vendas e divulgação) e Softwares de Gestão (Eficácia) com certeza aumentarão a competitividade de sua empresa. 

* Luiz Antonio Martello, empresário contábil e vice-presidente da Fenacon para Região Sul



Fonte: Portal Contábil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário