quarta-feira, 25 de abril de 2012

25/04 Dia do Profissional da Contabilidade

Nesta quarta-feira, 25, comemora-se o Dia do Profissional da Contabilidade, em homenagem aos 500 mil contadores e técnicos em contabilidade que exercem a profissão no país - vinte mil deles em Santa Catarina. Até recentemente, o calendário oficial apontava esta data como Dia do Contabilista. Mais do que apenas uma alteração de terminologia, essa mudança reflete a grande evolução e modernização registrada na profissão, principalmente nesta última década.

A figura do guarda-livros, preocupado somente em cumprir obrigações fiscais, já faz parte do passado. Hoje, o profissional da contabilidade se sobressai como gestor de informações imprescindíveis para o bom funcionamento das organizações, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

As demonstrações contábeis deixam de ser encaradas como algo que interessa exclusivamente a um  grupo reduzido de especialistas e, com a ajuda de notas explicativas, passam a ocupar um lugar de destaque nos relatórios de gestão das empresas e nos portais de transparência, criados com a finalidade de auxiliar o cidadão a acompanhar de que forma e onde os recursos são aplicados.    

Nesse processo, que passa pela adoção das normas internacionais de contabilidade pela maioria dos países desenvolvidos, a profissão contábil se torna umas das mais procuradas e valorizadas do mundo. Para fazer frente às novas demandas do mercado, o profissional desta área se destaca pela busca constante do conhecimento, como demonstram os números do Projeto  Educação Continuada, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) em parceria com as demais entidades contábeis catarinenses (Fecontesc, Sindiconts e Sescons). Somente no ano passado, foram realizados quase 700 cursos e eventos, que reuniram mais de 36 mil profissionais e estudantes.

O novo perfil do profissional da contabilidade é o de alguém moderno,  dinâmico e sintonizado com as necessidades do seu tempo.

* por Adilson Cordeiro, presidente do Conselho Regional de Contabilidade  de Santa Catarina (CRCSC)



Fonte: Portal Contábil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário