sábado, 14 de abril de 2012

14/04 RS: Secretaria da Fazenda disponibiliza portal de serviços para contribuintes na Internet


De forma inovadora, a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz) disponibiliza ao cidadão, a partir de 16 de abril, uma nova opção de acesso e utilização de serviços em sua página na Internet. O Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) deverá facilitar e agilizar o fluxo de informações fiscais e tributárias.


Desenvolvido em parceria com a Procergs, o e-CAC é um portal eletrônico da Receita Estadual, onde diversos serviços podem ser realizados via Internet pelo próprio contribuinte (veja lista completa no link https://www.sefaz.rs.gov.br/Receita/ServicoseCAC.aspx


Por meio do e-CAC, por exemplo, o Contribuinte/Contador e/ou Contador com Autorização Eletrônica poderá identificar suas pendências e autorregularizar sua situação fiscal perante a Receita Estadual sem precisar se deslocar para uma unidade física da Sefaz. O acesso obedecerá ao mesmo procedimento já normalmente utilizado.


A grande novidade do e-CAC é o acesso por certificação digital ICP-Brasil e, em breve, pelo cartão do Banrisul. Com eles, o usuário poderá obter informações sobre o seu cadastro e pendências referentes a débitos como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  em atraso, entre outros, possibilitando atualização e regularização online.


Serviços 


Ao acessar o portal de serviços da Receita Estadual (e-CAC), na aba "Meus Vínculos", o usuário terá condições de verificar seus dados como pessoa física, bem como todos os seus vínculos como "Sócio, Responsável Legal, Contador, Titular e/ou participante (Produtor Rural)". Também poderá verificar "Débitos Pendentes", tais como "Auto de Lançamento, Omissões de GIA, Omissões de GIA-ST, Omissões de Sintegra, Omissões de GMBs, Cadastro Desatualizado (Carta Devolvida), Baixa de Ofício e Gias inconsistentes". Já, na aba "Meus Serviços", o contribuinte tem condições de verificar quais os serviços que ele tem permissão para executar e acessá-los instantaneamente.


De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, "este é um processo que culminará na transparência total de informações, onde qualquer contribuinte poderá acessar, por meio do e-CAC, todos os dados no seu formato original, bem como a lista de inconsistências e, futuramente, a lista de possíveis indícios detectados a partir de cruzamentos de informações. Assim, antes de qualquer procedimento de fiscalização, a empresa poderá preventivamente se autorregularizar".


Atualmente, o site conta com 509.870 contribuintes e 13.649 profissionais da contabilidade cadastrados. Em março deste ano, foram 5.524.805 serviços prestados, 63.328 downloads e 1.609.034 visitas ao portal da Sefaz.


Fonte: SEF/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário