terça-feira, 24 de julho de 2012

24/07 Controle e Gestão de Empresas


Vamos descrever alguns dos indicadores que devem ser analisados pelas empresas para um boma boa administração e sucesso empresarial.


Com um melhor cenário para a Economia Brasileira nos próximos anos, fará com que os atuais players se atualizem para estarem mais bem posicionadas no futuro. Esta atualização se faz necessário dado a quantidade de novos entrantes e conseqüentemente a concorrência, pois estes concorrentes muitas vezes serão multinacionais atuantes no mundo inteiro e estão vindo para o Brasil para aproveitar a boa fase de sua economia. Por isso é necessário que empresas nacionais comecem a estudar formas de manter o crescimento continuo e sustentado com novas ferramentas capazes de gerir a empresa de forma á não haver perdas de qualidade e gerar melhores fluxos em seus processos.
Cada empresa tem sua própria realidade e necessidade, portanto não existe um modelo padrão que servirá para atender diversos ramos e empresas, o estudo de cada empresa é imprescindível para o correto uso de ferramentas, em alguns ramos o controle de fluxo de caixa é mais importante do que o controle do estoque, por exemplo, e já em outra empresa um empresário pode querer ter mais foco na gestão de pessoas do que o estoque, e assim comprovasse que de acordo com as preocupações do gestor da empresa o foco pode se alterar.
Cabe ao gestor identificar quais são os pontos fundamentais em cada situação e sugerir que estas preocupações sejam controladas da forma mais fácil, simples e inteligente possível, isso vai garantir que a gestão de seu negocio se torne plena e confiável, e que você possa tomar decisões fundamentados em fatos e dados, utilizando métodos e ferramentas especificas para sua visão, desta forma acreditamos fazer um trabalho que satisfaça o cliente e gere frutos no futuro.
Ferramentas mais utilizadas
Gestão de Fluxo de Caixa:
Importante controle em todos os ramos de atividades e porte da empresa, ter por objetivo o controle austero das entradas e principalmente das saídas de caixa. Este é um dos pontos essenciais no crescimento e sustentabilidade da empresa, pois faltas de caixa ocasionam diversos problemas como (Juros, Multas, Processos etc.) e a sobra de caixa sem a devida destinação pode ocasionar perdas por oportunidade (Poupança rendendo 0,55% AM enquanto aplicações podem render mais). Quando se fala em Fluxo de Caixa, não podem deixar de não falar em prazos de pagamento e recebimentos, e quais são os métodos utilizados para autorizar uma saída de caixa. Existem modelos de planilhas em Excel e Sistemas Gerenciais que auxiliam na gestão desta importante conta da empresa vamos ver exemplos de como fazer.
Indicadores e preocupações que afetam o caixa;
Prazo Médio de Pagamento, Prazo Médio de Recebimento, Estoque e Negociações.
Gestão de Custos:
Sabemos que em muitos casos a gestão de custo pode ser o diferencial em uma empresa, pois se soubermos quanto custa cada produto, podemos ver em quais estamos tendo mais gastos do que deveriam e quais realmente estão me dando lucros. Quando o ramo de atividade é muito disputado e existem produtos similares a gestão de custo se faz necessário por ser parte integrante da estratégia da empresa em formar preços competitivos para não perder mercado, mas a baixa de preço deve ser orientada até certo valor para que não ocasione ter prejuízos, somente uma correta apuração de custo te possibilitará tomar as melhores decisões.
Indicações e preocupações de Custos;
Custo Fixo, Custo Variável, Custo Direto e Indireto, Rateios, Alocações, Margem de Contribuição
Formação de Preço de Venda:
Assim como o custo é importante em uma empresa, a formação de preço é de igual ou maior relevância. Pois o preço de um item em alguns casos é o que define o sucesso ou fracasso de sua empresa, e a correta formação pode ajudá-lo a entender qual seria o preço ideal para cada produto e se podemos fazer promoções, baixar ou aumentar preços, sempre sabendo limite de cada ação.
Sabemos que formação de preço não deveria ser feita empiricamente "eu acho que deve ser x", e sim posicionando o produto em seu seguimento, e formando ele com base em fatos e dados e sabendo o quanto estamos ganhando em cada venda, o antigo sistema de formação "Markup" é em muitos casos uma estimativa e não uma certeza.
Indicações e preocupações de Formação de Preço;
Markup; Markdown; Ponto de Equilíbrio; Margens.
Indicadores Econômicos x Contábeis:
Uma das melhores formas de saber se seus negócios estão indo nem ou mal é compará-los, e para tanto utilizados indicadores, estes indicadores podem ser econômicos ou contábeis, e devem ser feitos de períodos específicos para ter comparabilidade, esta comparação pode ser da mesma empresa comparando um mês vesus o mês anterior, ano versus ano ou sua empresa versus uma concorrente, por exemplo. Com isso podemos ver onde estão os acertos e erros de cada tomada de decisão.
Indicadores são ótimos para conhecer á si mesmo e saber os pontos que podem ser melhorados. Com base nestes pontos vai facilitar esta melhora de indicadores e você poderá comprovar a melhora de sua empresa e vai saber quantificar estes ganhos.
Indicações e preocupações em Indicadores;
Indicadores de Liquidez (Liquidez Corrente, Liquidez Imediata, Liquidez Seca, Liquidez geral); Índice de Endividamento, Grau de Imobilização, Capital Próprio, Capital de Terceiros; Índices de Rentabilidade (Margem Bruta, Margem de Lucro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário