terça-feira, 22 de maio de 2012

22/04 Contabilidade sustentável: A grande alavanca para o desenvolvimento brasileiro


Apresentar o retrato mais fiel da Contabilidade brasileira é um dos objetivos do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade que, ocorrerá em Belém - PA entre os dias 26 e 29 de agosto próximo. O evento, realizado a cada quatro anos pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, em parceria com entidades contábeis estaduais e nacional, visa transmitir conhecimentos aos profissionais da classe, debater o atual momento do cenário socioeconômico brasileiro e  acompanhar as tendências do mercado para promover  benefícios à sociedade. Considerando que a Contabilidade está vinculada diretamente a várias áreas da atividade humana, notadamente no campo das ciências administrativas, econômicas e jurídicas, haja vista que sua meta é estudar e controlar a riqueza material das em presas, dos governos e das pessoas, o 19º CBC, como já é conhecido o tradicional evento, assume especial importância nesta edição.                                 

É premissa do Congresso promover encontros entre pesquisadores, técnicos, gestores, planejadores, empresários, profissionais e estudantes das Ciências Contábeis e áreas afins, e ainda premiar os melhores trabalhos da área. Nesta 19ª edição, que tem como lema a “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”, serão apresentadas técnicas para a evolução da realidade global. Além disso, também serão analisados os processos sociais e econômicos, os principais desafios e as perspectivas da área, uma vez que nosso desenvolvimento depende da união de dois fatores: crescimento econômico e equilíbrio ecológico na utilização dos recursos naturais.

Nas últimas décadas a Contabilidade brasileira passou por profundas transformações, com a informatização dos procedimentos dos órgãos arrecadatórios de todas as esferas, o novo padrão de Contabilidade Pública, conhecido como Ipsas (International Public Sector Accounting Standards), e o alinhamento da Contabilidade às regras do IFRS (International Financial Reporting Standards). Contudo, esse modelo de crescimento econômico no qual estamos hoje inseridos ocasionou um rápido crescimento demográfico e a degradação do meio ambiente. Esses problemas exigem aç&oti lde;es corretivas de grande envergadura. Diante desta constatação, o 19º CBC trabalhará com ideias para a sustentabilidade do planeta, buscando, sempre, conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a erradicação da pobreza no mundo.

Para apresentar e debater esses importantes temas, o Conselho Federal trará ao Brasil, apenas para participar do evento, o 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, fundador da William J. Clinton Foundation, que falará sobre interdependência global e os desafios da globalização, na palestra intitulada “Abraçando Nossa Comunidade Comum"  (Embracing Our Common Humanity).  Palestrantes de renome nacional também comporão a grade da programação como a ex-senadora Marina Silva, que apresentará questões relativas aos problemas atuais no Brasil no tocante ao meio ambiente e  à sustentabilidade do planeta; a diretora de sustentabilidade da BM&FBovespa, Sonia Favaretto, a qual comentará ; a respeito da “Sustentabilidade Empresarial”. Além dessas personalidades, Bruno Quick, do SEBRAE, Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan Gestão & Consultoria, Nelson Henrique Barbosa Filho, secretário executivo do Ministério da Fazenda, também já marcaram presença no encontro.

Tantas são as oportunidades de análise e aperfeiçoamento profissional oferecidas no 19º CBC, que a três meses de realização do evento, mais de cinco mil pessoas já fizeram as suas inscrições. Paralelamente ao Congresso, ocorrerá, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a maior Feira de Negócios e Oportunidades da área contábil do Brasil, a qual incentivará o intercâmbio de produtos e serviços com o que existe de mais moderno no cenário da Contabilidade brasileira.

O CBC, que vem sendo realizado com muito sucesso desde 1924, já se tornou um marco para os profissionais da Contabilidade de todo o País, uma vez que vem registrando fatos de grande relevância para o Brasil. A edição de número 18 do CBC, por exemplo, que aconteceu em Gramado - RS, em 2008, foi palco do anúncio da inclusão das empresas de serviços contábeis no Anexo III da tabela do Simples Nacional. Na oportunidade, mais de seis mil congressistas acompanharam o discurso do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se comprometeu em atender a reivindicação da categoria que solicitava que os escritórios contábeis fossem transferidos do Anexo V para o III da tabela do Supersimples. A Lei Complementar nº 128 foi sancionada no dia 19 de dezembro daquele ano, três meses após a realização do Congresso.

Neste mesmo Congresso, o presidente Lula anunciou que o anteprojeto da nova lei contábil iria entrar no Congresso Nacional como um projeto do Executivo Nacional. Dessa forma, a Lei nº 12.249/2010, a qual alterou o Decreto-lei nº 9.295/1946, trouxe modernidade e ajustou as responsabilidades e atribuições dos profissionais da Contabilidade. São muitas as vitórias em todos esses anos de CBC: redução de impostos, menos burocracia, tratamento diferenciado perante o Fisco, e, por consequência, mais geração de emprego, renda e qualidade de vida. 

Diante dessa realidade promissora para a sociedade, que, a cada dia, está tendo melhores e mais condições de se beneficiar com serviços  contábeis de qualidade, temos em mente que precisamos progredir, mas sempre em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, para que as futuras gerações tenham plenas chances não só de existir, mas de viver bem. Neste sentido, no 19º CBC, os congressistas verão como a Contabilidade, daqui para frente, tenderá, a cada dia, a ser orientada para as metas de equilíbrio com a natureza. Só assim o progresso do Brasil será alcançado: com maior fruto de riqueza e equilíbrio ecológico.

por Juarez Domingues Carneiro é presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Fonte: INCorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário