segunda-feira, 7 de maio de 2012

07/05 Supermercados enfrentam alta rotatividade de funcionários



Lojas enfrentam dificuldades para contratar certos profissionais. No caso de operadores de caixa, troca chega a 50%, segundo sindicato.




Alvo de quem procura o primeiro emprego, a rotatividade de funcionários em supermercados é grande e chega a 50% para o cargo de operadores de caixa, que lidam diretamente com os consumidores, segundo o sindicato que representa a categoria. Geralmente tem sempre um em treinamento nas lojas do Estado de São Paulo. “Quando é nova dificulta um pouco porque perdemos mais tempo, mas tem que ter paciência”, disse o microempresário Luiz Carlos de Lima.


A operadora de caixa Vanessa Borges de Lima lembra que o cargo exige trabalho de domingo a domingo. “Temos família e isso atrapalha”, disse ela que assumiu o cargo recentemente.


O gerente de supermercado Roberto do Carmo confirma a rotatividade, principalmente dos caixas. “A nossa rotatividade é grande. Hoje ninguém quer trabalhar no varejo de sábado e domingo. Preferem de segunda à sexta ou ficam até arrumar outro emprego”, disse ele.


E os supermercados ainda enfrentam a dificuldade na contratação de certos profissionais, como açougueiros e padeiros. O maior problema é a falta de qualificação destes profissionais.


Qualificação


Quem busca uma oportunidade no setor de supermercados ou que já atua na área e quer se qualificar, existem várias opções de cursos gratuitos oferecidos. A Escola Nacional de Supermercados (ENS) está oferecendo cursos de capacitação profissional online. Os cursos de operador de caixa, padaria e confeitaria, higiene e saúde, peixaria e empacotador são gratuitos e estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).


O Centro de Educação Profissional de Campinas “Prefeito Antônio da Costa Santos” (Ceprocamp) também deve abrir inscrições para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos na cidade.
No primeiro semestre deste ano, foram abertos 20 cursos para quem já concluiu o ensino médio ou ainda está cursando o último ano. Existem vagas para os cursos técnicos de Segurança do Trabalho, 


Administração, Informática, Hospedagem e Meio Ambiente. Já os cursos de qualificação profissional oferecidos são: Cuidador de Idosos, Auxiliar Administrativo, Escrita Fiscal, Básico de Comércio Exterior, Inglês Instrumental para Atendimento a Clientes, Camareira, Informática Básica, Auxiliar de Contabilidade, Porteiro, Eletricista residencial e predial, Cozinheiro, Padeiro e Confeiteiro, Cuidador de Crianças, e Organizador de Eventos.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário