sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

09/ 12 O planejamento estratégico

  

Muito se fala e pouco se faz com essa importante ferramenta para gestão do negócio. Um novo ano se iniciará e já está na hora de planejarmos nossas ações. O Planejamento Estratégico é um processo da gestão que visa à formulação de objetivos, metas e métodos.

Muito se fala e pouco se faz com essa importante ferramenta para gestão do negócio. Um novo ano se iniciará e já está na hora de planejarmos nossas ações.

O Planejamento Estratégico é um processo da gestão que visa à formulação de objetivos, metas e métodos. Algumas ferramentas são utilizadas nesse processo como a Análise SWOT (identificação dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças) e também o brainstorming.
O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários, hoje, para merecermos um futuro.
Como as mudanças ocorrem com muita frequência é necessário que as empresas tenham bem definido sua visão e, anualmente, façam seu planejamento para direcionar os trabalhos. Assim, através do planejamento estratégico, a empresa alcançará os objetivos almejados.
Etapas deverão ser respeitadas:
Avalie periodicamente a Missão, Visão e Valores de sua empresa;Desenvolva planos viáveis usando o auxilio e sabedoria dos membros da equipe;Comunique a estratégia aos membros da equipe;Ganhe o compromisso da equipe e dê responsabilidade e autoridade para atingir os objetivos traçados;Forneça as equipes os recursos que elas precisam para atingir os objetivos estratégicos;Assegure que os processos, políticas, sistemas de recompensa, encorajem todos a assumir o foco a longo prazo para implementar as estratégias com sucesso;Monitore o desempenho e faça os ajustes conforme necessário.
O segredo do sucesso de uma organização está baseado em uma gestão profissionalizada por meio de:
Definição de objetivos e metas;Planejamento de execução das estratégias;Organização dos seus processos;Desenvolvimento dos profissionais.
Se as etapas acimas mencionadas não forem seguidas, seu planejamento não passará de mera intenção.
O produto final do planejamento estratégico é sempre o conjunto de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário