quinta-feira, 21 de julho de 2011

21/07 Pequenas empresas fecham por falta de gerenciamento

Salvador - Dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia mostram que dos 5 milhões de inscritos no Sistema Simplificado de Tributação, o Simples Nacional, 77,94% correspondem a microempresas da Bahia. Esse número representa um total de 223.731 inscritos em todo o estado, sendo o maior percentual (46,98%) correspondente a microempresas, 24,98% a microempreendedores individuais e 5,98% a empresas de pequeno porte. Das 11 mil indústrias existentes na Bahia, 95% são micro e pequenas empresas. Agora a preocupação do Sebrae é fazer com que a vida delas melhorem cada vez mais, já que 90% das que quebram, o fazem por problemas na administração, não por falta de mercado. Um dos fatores que contribuem para a mortalidade das empresas é a falta de gerenciamento dos recursos como o exato controle de estoque, de compras, financeiro e contabilidade. Controlar os negócios no papel ou em planilhas do Excel esparsas ainda é prática comum no Brasil, mas quem busca ganhos de produtividade está pensando como grande empresa e adotando os chamados sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP). A gestão de sistemas de informação e sua inserção na estratégia empresarial tem sido cada vez mais um fator chave para o melhor desenvolvimento e aceleração das atividades de uma empresa.
A TOTVS Bahia lança em agosto o Núcleo de Pequenas Empresas, que vai realizar demonstrações dos softwares da TOTVS para qualquer empresário baiano que tenha interesse em conhecer. Durante os encontros com os micro e pequenos empresários, a TOTVS Bahia falará sobre os principais desafios enfrentados pelos micro e pequenos empresários e apresentará as soluções em tecnologia que facilitam a gestão e aceleram o crescimento das empresas. Os softwares de gestão permitem aos empresários o exato controle dos setores financeiro, de estoque, contabilidade, folha de pagamento, faturamento, logística, compras, dentre outros.
“A procura por ERP aumentou porque as empresas buscam cada vez mais formas de ganhar competitividade no mercado. Para este setor, a principal solução ofertada pela TOTVS é a TOTVS Série 1, dividida nos seguintes segmentos de negócios: Serviços, Manufatura, Varejo, Jurídico e Saúde”, destaca Rodolfo Azeredo, gestor de atendimento e relacionamento da TOTVS Bahia. Ele destaca que nos primeiros meses de implantação, o Núcleo focará no atendimento aos segmentos de serviços e manufatura em razão da maior demanda. “Nestas empresas há maior necessidade de gestão em função da alta competitividade e dos menores índices de rentabilidade”, explica.

Jornal da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário