quinta-feira, 7 de junho de 2012

07/06 A Percepção do Gestor acerca da contribuição da controladoria no alcance dos objetivos das empresas


1 – O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE DAS AÇÕES DAS EMPRESAS:


A evolução da contabilidade e do papel do profissional de contabilidade no mercado de trabalho se mostra clara nos dias atuais, bem como sua importância na gestão das empresas, ampliando sua atuação junto aos gestores, na figura do Controller.


A controladoria surgiu com o advento das grandes corporações, numa evolução do papel da Contabilidade, enquanto órgão administrativo participativo no processo de gestão das empresas.


O Controller passou também a atuar e assumir posições, nas diversas divisões de organizações, através da descentralização da gestão das empresas.


A controladoria, atuando como unidade administrativa, tem por missão, assegurar a eficácia da empresa e zelar pela sua continuidade, se posicionando como peça fundamental no processo de gestão empresarial.


Os objetivos da controladoria, tendo em vista a missão estabelecida são:


 - Promoção da eficácia organizacional;


- Viabilização da gestão econômica;


- Promoção da integração das áreas de responsabilidade.


A controladoria tem por responsabilidade, prover informações seguras e tempestivas aos gestores, atuando de forma pró-ativa, como suporte aos gestores e poderá agir de forma influenciadora junto à administração, no processo de tomada de decisões.


2 – A FORMA DE ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA DIANTE DAS NECESSIDADES DAS EMPRESAS DE CAPITAL DE GIRO, DE AUMENTO/MANUTENÇÃO DO FATURAMENTO E DE ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES:


A controladoria tem a função de coordenar os esforços dos gestores no sentido de garantir o cumprimento da missão da empresa e assegurar sua continuidade, gerando informações relevantes, fidedignas e tempestivas para a tomada de decisões dos gestores, ou seja, prover informações que induzam alcançar um resultado global sinérgico na busca da eficácia empresarial e garantir sua sobrevivência.


Oliveira descreve as funções da Controladoria, dentre suas atribuições, em segmentos e na organização como um todo:


- Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações;


- Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões, reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais;


- Medir e reportar a eficiência dos objetivos do negócio e a efetividade das políticas, estrutura organizacional e procedimentos para o atingimento desses objetivos;


- Prover proteção para os ativos da empresa. Isso inclui adequados controles internos e cobertura de seguros;


- Analisar a eficiência dos sistemas operacionais;


- Sugerir melhorias para a redução de custos;


- Verificar sistematicamente o cumprimento dos planos e objetivos traçados pela organização;


- Analisar as causas de desvios e sugerir correção desses planos ou dos instrumentos e sistema de controle;


- Analisar a adequação na utilização dos recursos materiais e humanos da organização;


- Em suma, revisar e analisar os objetivos e métodos de todas as áreas da organização, sem exceção.


A atuação da controladoria, não deverá ser de forma impositiva, mas de modo a fazer com que os esforços de todos sejam coordenados e direcionados para que os objetivos pré-estabelecidos sejam atingidos, agindo como provedor de informações e poderá influenciar e persuadir os gestores na condução dos negócios da empresa.


A atuação do Controller dentro de uma empresa pode ser dividida em:


- Apoio aos gestores;


- Influência e persuasão;


O papel do Controller é de fundamental importância dentro do processo de gestão da empresa, uma vez que atua como assessor junto à alta administração, no processo de tomada de decisão.


À Controladoria, como órgão administrativo da empresa, através do seu gestor, cabe coordenar e participar da escolha da melhor alternativa, no que tange a aspectos econômicos, no processo de planejamento global, de modo a garantir a eficácia da empresa.


CONCLUSÃO:


O processo de gestão de uma empresa, também denominado processo decisório, abrange as etapas de planejamento, execução e controle, onde os gestores buscam alcançar os melhores resultados, a eficiência e eficácia dos negócios, garantindo o sucesso e a continuidade da organização.


A Controladoria, como órgão responsável pelo gerenciamento dos sistemas de informações operacionais, dos sistemas de apoio à gestão e de apoio á decisão, terá participação fundamental em todo o processo de gestão e tomada de decisão.


O Controller tem como função manter o executivo principal da companhia informado sobre quais caminhos e empresa precisa seguir para atingir seus objetivos, com visão proativa e voltada para o futuro.


Considerando a responsabilidade que lhe cabe, o controller terá como requisitos e aptidões básicos: bom conhecimento do ramo de atividade e da história da empresa onde atua, iniciativa, habilidade em analisar dados contábeis, conhecimento de informática, comunicação clara e objetiva, conhecimentos gerais, liderança e ética.


Diante de todo o exposto, fica clara e evidente a evolução do papel do profissional de contabilidade e sua importância atuando como controller, quando comparado ao antigo “guarda-livros” e o tradicional provedor de demonstrativos contábeis estáticos, com o atual executivo atuante junto á cúpula administrativa, como provedor e intérprete de todas as informações requeridas no processo de gestão e tomada de decisão, assessorando e auxiliando na escolha das melhores alternativas, rumo ao sucesso e continuidade da organização.


Fontes:


OLIVEIRA, Luis Martins de; PEREZ JR, José Hernandes; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002. 216 p.


MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISCH, Silvio. Controladoria: seu papel na administração de empresas. Florianópolis: UFSC, 1993. 123p.


Via Contábeis.com.br

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