sexta-feira, 10 de junho de 2011

10/06 O que o novo padrão de contabilidade IFRS vai exigir das empresas?

Antes a preocupação era com o Fisco – como registrar as contas das empresas para calcular os tributos a serem pagos. Com o novo padrão de contabilidade, estabelecido pelo Internacional Financial Reports Standards (IFRS), ao elaborar os balanços, as empresas estão focadas no mercado, nos investidores e os seus demais parceiros. 
Assim, os balanços no novo padrão prometem ser uma oportunidade de verificar a situação econômica e financeira da empresa, com a chance de compreender a viabilidade de negócios e investimentos. Ou seja, a contabilidade caminha para adotar o foco econômico e não mais o fiscal. 
Mas, na prática, o que as mudanças vão exigir das empresas? E quais os benefícios?
Robison Chan Tong, especialista em assessorias contábeis e gerente do setor fiscal da Prolink Contábil, explica que o conjunto de normas do IFRS traz benefícios e desafios para as empresas, pois elas precisarão fornecer informações sobre a posição financeira, desempenho e fluxos de caixa, que podem ser úteis para a tomada de decisão.
Além disso, os benefícios podem se aplicar também à gestão da empresa, já que a informação financeira utilizada internamente costuma se basear em dados da apresentação de demonstrações contábeis

Jornal Contabil

Nenhum comentário:

Postar um comentário