terça-feira, 7 de novembro de 2017

Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em distribuidora de mercadorias

Discorre acerca da mensuração do desempenho em termos de rentabilidade dos segmentos de mercado e das diversas informações úteis que esse procedimento consegue proporcionar ao gestor de distribuidora de mercadorias. Quanto aos objetivos, a pesquisa pretendeu responder à questão sobre como demonstrar os impactos positivos dessa avaliação para o administrador desse tipo de entidade. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizouse metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa demonstrou que o conhecimento da rentabilidade dos segmentos de mercado abrangidos facultou ao gerente a obtenção de diversas informações relevantes que não dispunha até aquela ocasião. Ou seja, permitiu ao gestor da empresa conhecer a rentabilidade de mercadorias, linhas de produtos, canais de distribuição, vendedores e mensurar o resultado da entidade no período. Além disso, possibilitou comparar o desempenho entre vendas e margem de contribuição nos segmentos mencionados. Com isso, mostrou que o foco em “faturamento” é inadequado e que se deve priorizar o parâmetro “margem de contribuição” para avaliar quais segmentos são os mais interessantes para o empreendimento. Por último, concluiu-se que essa forma de avaliação pode e deve ser utilizada por gestores desse tipo de empresa.

Texto completo: Clique aqui

por Rodney Wernke, CFC - Conselho Federal de Contabilidade Contador, Doutor em Eng. Produção/UFSC, Prof. Universitário/Unisul.

Marluce Lembeck
Contadora, Especialização em Contabilidade Gerencial/Unisul, MBA em Gestão Empresarial/FGV, Professora Universitária/Unisul.

Carla dos Anjos Zanelato
Graduada em Administração/Unisul.

Fonte: RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário