O presente artigo tem por objetivo analisar o uso das informações extraídas da mensuração do valor de uma marca e verificar sua aplicabilidade como gerador de informações que apoiem a gestão empresarial, sendo utilizado, em um estudo de caso, o método denominado Scorecard da marca. O artigo apresenta alguns dos principais conceitos existentes, na literatura internacional e nacional, para os ativos intangíveis e para as marcas, suas características e contribuições gerenciais. Apresenta, ainda, algumas das normas e legislações existentes no Brasil que atuam sobre esses ativos. O estudo de caso elaborado aponta que os indicadores obtidos, por meio do Scorecard da marca, conseguem detectar importantes aspectos da empresa, e a correta interpretação destes dados pode auxiliar os gestores a impulsionar a força da marca com o correto entendimento dos fatores que impactam custos, receitas e marketing, sendo estas as três perspectivas de análise do método utilizado.
Wagner da Costa Godoi, Conselho Federal de Contabilidade - CFC - Contador e consultor com mais de 15 anos de experiência em contabilidade, é especialista em Engenharia de Produção pela Unesp e professor nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis na Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (Faceag) Faculdades de Guaratinguetá (Guaratinguetá-SP) e no Centro Universitário Salesiano – Unisal (Lorena-SP).
Alex Adan Marques dos da Cruz, Conselho Federal de Contabilidade - Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – campus IV – Litoral Norte), atua como voluntário nos projetos: “Pregão eletrônico: uma modalidade de licitação transparente e eficiente” e “Projeto observatório UFPB de controle social do litoral norte”.
Fonte: RBC
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ResponderExcluiratt,
Prof. Wagner da Costa Godoi
Eu que agradeço. Excelente artigo, parabéns.
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