segunda-feira, 5 de outubro de 2015

05/10 A importância da Demonstração de Fluxos de Caixa em função das habilitações literárias e da experiência profissional dos técnicos oficiais de contas

O tema Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC) tem obtido cada vez mais importância nas empresas e no relato financeiro das mesmas. Com a entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística, tornou-se obrigatória a apresentação da Demonstração de Fluxos de Caixa nas Demonstrações Financeiras das empresas que adotam o regime geral. Esta investigação incide sobre a importância da Demonstração de Fluxos de Caixa em função das habilitações literárias e da experiência profissional dos Técnicos Oficias de Contas (TOC). Como forma de responder às hipóteses formuladas foram questionados sobre a importância da DFC 342 TOC portugueses com diferente experiência profissional em termos de antiguidade na função e das habilitações académicas. Os resultados mostram que os TOC com mais habilitações tendem a valorizar mais a demonstração de fluxos de caixa para a tomada de decisões, contudo os TOC com mais anos de experiência profissional tendem a não valorizar esta demonstração para a tomada de decisões.

Texto completo: Clique aqui

por Ana Luísa Magalhães Fonseca, Mestre em Contabilidade e Finanças – ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal.

     Carlos Quelhas Martins, Professor Adjunto do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre
Douro e Vouga, Santa Maria da Feira e Assistente Convidado do ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal.

    Vasco Jorge Salazar Soares, Professor Coordenador do ISVOUGA - Instituto Superior
de Entre Douro e Vouga, Santa Maria da Feira e Professor Auxiliar Convidado da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, Portugal.

Fonte: OTOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário