sexta-feira, 2 de outubro de 2015

02/10 A Relevância enquanto característica qualitativa das demonstrações financeiras – A perspetiva dos preparadores da informação financeira (TOC)

De acordo com a Estrutura Conceptual (EC), do International Accounting Standards Board (IASB), as características qualitativas são os atributos que tornam a informação financeira contida nas demonstrações financeiras útil aos seus utilizadores, subdividindo-se em características qualitativas fundamentais e características qualitativas de reforço, dependendo da forma como afetam a utilidade da informação relatada. 

Neste contexto, este artigo tem como objetivo avaliar a perceção dos preparadores da informação financeira, os Técnicos Oficiais de Contas (TOC), relativamente à Relevância, enquanto característica qualitativa fundamental da informação contida nas demonstrações financeiras. Para se atingir aquele objetivo, realizou-se um inquérito, através de questionário, apresentado aos TOC com a intenção de obter a sua perceção relativamente a esta temática. 

O questionário foi constituído por diversas afirmações visando aferir a concordância ou a discordância dos inquiridos sobre a relevância enquanto característica qualitativa das demonstrações financeiras. Obtiveram-se 826 respostas válidas e de acordo com os resultados pode-se afirmar que em uma escala de 1 a 7, em que 1 - Discordo totalmente e 7 - Concordo totalmente, em média a generalidade das respostas dos inquiridos se situa em 5 – Concordo pouco. Com base nos dados recolhidos é ainda possível afirmar-se que são os inquiridos do género feminino quem apresenta um maior nível de concordância, o que demonstra existir neste grupo uma perceção mais elevada da relevância das demonstrações financeiras, existindo também, uma clara tendência para a diminuição desta perceção à medida que os TOC apresentam um maior número de anos de experiência profissional.

Texto completo: OTOC

por José Luís Miguel da Silva, Manuela Sarmento, Maria Manuela Rebelo Duarte 

Fonte: OTOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário