quarta-feira, 8 de julho de 2015

08/07 Quer liderar no futuro? Veja o perfil dos CEOs em 2020

Estudo mostra quais serão as características necessárias para os altos executivos no futuro. Fique atento, pois elas podem ajudar os profissionais que desejam galgar postos nas empresas em que atuam 

Para ter sucesso daqui a cinco anos, os CEOs precisam mudar seu estilo de gestão. É isso o que aponta pesquisa realizada com executivos de alto escalão e de nível sênior pela Amdocs, empresa de soluções de experiência de clientes. Esses profissionais acreditam que a mudança será necessária na medida em que as rápidas inovações trazidas players novos ou tradicionais continuem a revolucionar a maneira como as pessoas se comunicam e consomem informações e entretenimento.

De acordo com o estudo, os CEOs esperam que o executivo do futuro traga primeiramente maior valor para a organização por meio de ideias e estratégias. Em segundo lugar, os participantes apontaram a manutenção de uma governança financeira. Em terceiro, foi apontada a boa comunicação e, na quarta posição, a paixão pelo trabalho. Segundo Maria Cristina Pinto Gattai, professora e doutora da PUC São Paulo, isso é esperado dos executivos, pois no “no novo mundo da experiência do cliente”, o consumidor vive ligado, blogado, interconectado. Além disso, os players revolucionam a forma como se obtém informações nos diversos mercados.

Em contrapartida, o estudo mostra também que assumir riscos ocupa uma classificação muito baixa (9º lugar), indicando que ainda se espera que os CEOs se concentrem em manter os números “certos”. Isso também é reforçado pela expectativa da maioria dos entrevistados (75%), para os quais o CEO de 2020 provavelmente terá uma experiência prévia como CFO (Chief Financial Officer).

Não é de hoje que as grandes companhias têm dado preferência a executivos com sólidos conhecimentos em finanças. Afinal, eles podem dar às empresas direcionamento estratégico alinhado as consequências financeiras das decisões tomadas. “O mesmo é esperado para o setor varejista em que um centavo no preço final de um produto faz muita diferença”, ressalta a professora Maria Cristina.

Maiores barreiras

A pesquisa indicou ainda três principais barreiras para o sucesso do CEO no futuro, respectivamente: falta de uma estratégia clara, incapacidade de apoiar ou realizar mudanças e falta de pessoal qualificado. Para esses profissionais, essas dificuldades são mais relevantes do que concorrência, citada em 7º lugar, e falta de ideias, que fica em 10º lugar. A solução para essas questões, dizem os entrevistados, deverá vir da migração de um estilo no qual o CEO estabelece o ritmo e comanda para outro em que saiba para onde a empresa vai. Ele também terá de passar a liderar com exemplos, valorizar a contribuição dos outros e associar as metas dos indivíduos aos objetivos da organização. 

Segundo Maria Cristina, da PUC, mais importante que ditar ritmo e comandar, caberá ao CEO de 2020 estabelecer sintonia entre as necessidades individuais com às da organização, unindo as pessoas ao redor de um propósito compartilhado e dando-lhes autonomia para assumir as responsabilidades. “Esse profissional deverá liderar de forma autêntica, preocupando-se mais em servir os outros do que em seu próprio sucesso ou reconhecimento. Como as pessoas depositam confiança nele, serão capazes de motivar os outros a atingir níveis elevados de desempenho”, completa.

Ricardo Motta, consultor de varejo, concorda que o papel de um CEO é fundamental para entender o momento da empresa, saber para onde quer ir e direcionar sua equipe aproveitando o melhor talento de cada um. “Os que sabem disso estão melhor preparados e com certeza estarão à frente das empresas mais rentáveis no futuro”, conclui.

Fonte: SM

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