terça-feira, 12 de maio de 2015

12/05 Laudo de Avaliação de Empresas: Coleta de Informações, Importância e Metodologia

Dando continuidade ao artigo “Laudo de Avaliação: Definição, Importância e Tipos de Laudos”, que explica os conceitos básicos e apresenta os principais tipos de laudos de avaliação, neste artigo vamos abordar como são executados os trabalhos de elaboração de laudos de avaliação de empresas, desde a coleta de informações até as definições das normas e procedimentos.

Coleta de Informações

A elaboração de um laudo de avaliação de empresas se inicia com a coleta de informações. Por esse motivo, é fundamental ressaltar a importância de se ter um controle patrimonial adequado para o rastreio das informações fundamentais para a sua elaboração.


  • Objetivos do Controle patrimonial

O Controle Patrimonial destina-se a cadastrar e manter atualizadas informações indispensáveis sobre os bens da empresa, como por exemplo: localizar (unidades / departamentos / setores), separar em contas (conta contábil e centro de custo), identificar e etiquetar os itens que compõem o patrimônio, contabilizar e esclarecer sobre a importância de ter o controle sobre os bens de forma contínua.

Outro objetivo do controle patrimonial é o de correlacionar a teoria contábil com a prática de controle do ativo imobilizado, a fim de se propor uma melhor administração e avaliação dos elementos do patrimônio utilizados pela companhia.

Permite que o patrimônio ainda seja avaliado em termos qualitativos e quantitativos, sendo descrito o estado em que o bem se encontra e demais peculiaridades. O processo não se restringe apenas a evidenciar a descrição dos bens, há também a questão da definição da vida útil, seu estado de conservação, possível renovação de garantia e etc., ou seja, quaisquer outras características que sejam relevantes na visão da empresa.

  • Importância de se ter um adequado Controle Patrimonial

Um controle patrimonial adequado permite à empresa conduzir suas atividades sem que haja imprevistos, por falta ou quebra do bem; o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos, bem como a constatar se o bem móvel não é necessário naquela unidade.

Esse trabalho é uma tarefa árdua, que exige do engenheiro de avaliações uma grande experiência, pois os ativos industriais assumem valores diferenciados em função da finalidade da avaliação.

Definições das Normas e Metodologias de Avaliação de Empresas

Após a coleta de informações, antes de se iniciar a elaboração do laudo de avaliação de empresas, é essencial definir as normas e a metodologia de avaliação que serão adotados:

  • Normas Avaliação de Bens Móveis

A norma específica usada para os bens móveis é a ABNT – NBR 14653-5 – “Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral”.

  • Metodologias de Avaliação de Bens Móveis

Os métodos avaliativos são definidos através de três itens básicos, que formam a metodologia da avaliação:

  1. Método da renda, que consiste em valorar o bem a partir da sua possibilidade de renda futura, e neste caso estaríamos refletindo a valoração econômica;
  2. Método do custo, que avalia o quanto seria necessário para repor um determinado bem, através de orçamentos sintéticos ou analíticos;
  3. Método comparativo direto de dados de mercado, que consiste em se conciliar o bem com outros similares.
  • Valor Patrimonial x Valor para Venda
Ao avaliar um equipamento, deve ser analisado, primeiramente, qual o valor que se deseja obter. O bem pode ser valorado para seu uso atual (valor patrimonial) ou valorado para uma desmobilização ou liquidação (valor para venda). Também deve-se verificar a influência das despesas de desmontagem, remoção, revisão, recondicionamento e comercialização.

Salienta-se que máquinas e equipamentos com elevados custos de instalação sofrem perdas representativas quando são avaliados para fins de venda. Já os bens que são de fácil remoção, esta perda de valor é menor.

No caso de máquinas operatrizes (furadeiras, tornos, fresas, entre outros), guindastes, geradores, gruas, compressores, empilhadeiras e outros itens de fácil remoção ou deslocamento, esta perda, apesar de ser menor, ocorre e é comum na comercialização de bens usados.

A dificuldade neste tipo de avaliação se deve ao fato que as indústrias raramente oferecem condições de serem avaliadas através de critérios comparativos, assim, uma indústria em avaliação, mesmo que possua diversas concorrentes do mesmo setor, provavelmente não teríamos empresas exatamente com o mesmo perfil em processo de comercialização.

Portanto, para a avaliação de máquinas, é necessário um engenheiro com uma boa experiência na área, que saiba discernir quais são os principais aspectos de cada máquina e que podem influir no seu valor.

  • Importância da Avaliação de Ativos
Para a contabilização do resultado da avaliação dos ativos utiliza-se a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial. Conforme interpretação técnica, ICPC 10, a sociedade poderá adotar no momento da adoção inicial dos pronunciamentos contábeis pelo CPC o Deemed Cost (custo atribuído), que possibilita o ajuste dos saldos iniciais dos ativos. Este ajuste é a nova avaliação de itens do ativo pelo seu valor de mercado. Ocorre normalmente quando o custo corrigido é menor que o preço de mercado.

Esta defasagem ocorre porque as depreciações contábeis dos ativos imobilizados apresentam uma taxa mais acelerada do que a depreciação técnica, o que cria um descompasso entre o valor contábil e o valor de mercado do ativo, daí a necessidade de uma avaliação precisa.

Conclusão

Cada tipo de laudo de avaliação de empresas, como marcas, softwares, bens imóveis e ativos biológicos, possui métodos específicos, tanto para a coleta de informações quanto para a avaliação. Cabe ao avaliador definir qual ou quais métodos devem ser adotados a fim de mensurar corretamente o valor dos ativos.

No próximo artigo será tratado especificamente das avaliações de marcas e intangíveis, por possuírem importância e características exclusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário