quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

11/12 A transparência na gestão pública

As gestões públicas estão estimulando a transparência por meio de divulgações de ações governamentais e desta forma contribuindo para o fortalecimento da democracia e ao acesso a informação. Referidas mudanças fazem parte do processo de transformação com o objetivo de proporcionar o livre acesso às decisões de atos e fatos alterando a cultura das restrições da gestão pública.

A legislação obriga todos os governantes divulgarem os dados da administração pública, contudo no Brasil não existe a cultura e a excelência em demonstrar de forma ativa os atos praticados na gestão. Para que seja efetivada é necessária a aplicação da legislação com normas e regras claras e a cobrança por parte da sociedade da efetiva publicação impressa ou eletrônica em todos os poderes constituídos.

O reflexo da transparência está na credibilidade do gestor público, motivo que foi criado o Portal da Transparência com o objetivo de divulgar informações das entidades públicas acompanhadas dos avanços tecnológicos para estreitar as relações entre a sociedade e o poder público. Pelas legislações percebe-se que as informações a serem divulgadas não são em grande número, porém devem ser de forma clara, compreensível a qualquer cidadão com mínimos de conceitos técnicos e jurídicos e com enfoque amplo a transparência.

O marco na história brasileira foi a instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal que estabeleceu a responsabilização e a transparência dos atos praticados pelo gestor, afastando decisões isoladas, freando o endividamento e possibilitando o acompanhamento por parte do cidadão.

Uma pesquisa acadêmica realizada em Chapecó entre março e abril de 2014 nos sítios eletrônicos dos municípios de Santa Catarina revelou alguns dados que demonstram a quantidade e qualidade das informações disponibilizadas. O estudo apontou que dos 295 municípios catarinenses apenas 17 ainda não disponibilizava um Portal de Transparência. Apesar de representar apenas 5,76% da amostra, essa falta de transparência é relevante principalmente para a população local.


A transparência, portanto, no que tange à necessidade da divulgação das contas públicas, deve ir além da obediência aos princípios da publicidade e legalidade. Sua aplicabilidade deve garantir o fortalecimento da democracia no sentido de disponibilizar de modo transparente os dados relativos às ações da gestão pública.

por Celso Galante - Mestre em Ciências Contábeis e Administração – FURB

      Guilherme Maciel Mafra - Contador Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Fonte: CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário