quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

11/12 CONTROLADORIA: Importante ferramenta para entidades e para a sociedade

Abordar o tema Controladoria é fazer referência à gestão de uma entidade. A Controladoria como uma unidade funcional dentro de uma entidade, departamento, é um instrumento de produção de informações relevantes para a tomada de decisões.

Se Controladoria está entrelaçada com gestão e tomando gestão como atividades de: planejamento, execução e controle; então Controladoria deve ofertar “produtos” que estejam alinhados com essas atividades.

Desenvolver e acompanhar a execução de um Fluxo de Caixa, por exemplo, é um exemplo da aplicação de Controladoria. O desenvolvimento desse Fluxo de Caixa envolve a atividade de “planejamento”; já acompanhar a execução envolve a atividade de “controle”.

Vamos alargar os exemplos. Desenvolver e acompanhar a execução de um Orçamento Empresarial; o desenvolvimento desse Orçamento envolve a atividade de “planejamento”; já acompanhar a execução do Orçamento envolve a atividade de “controle”.

Controladoria e Tributos se relacionam? Sim! E muito! Já ouviram falar de Planejamento Tributário? A atividade de realizar um Planejamento Tributário, por exemplo, opção pelo Lucro Real ou Lucro Presumido, demanda duas atividades: 1) Planejamento: levantar informações para apoiar uma decisão; 2) Controle: acompanhar se a opção tributária está trazendo os benefícios esperados.

Portanto, a Controladoria pode estar presente em diversas atividades administrativas de uma entidade. No setor público não existe a Controladoria Geral da União? Este órgão público não controla a execução do orçamento público federal? Vejam que as necessidades de planejamento de controle demandam uma unidade administrativa que pode ser concentrada na Controladoria.

Sendo a Controladoria importante nas atividades de planejamento e controle pode-se dizer que a Controladoria colabora com a “produtividade”, a “eficiência” das entidades. Eficiência de uma entidade não traz benefício apenas para ela, mas traduz-se em bem-estar econômico de funcionários, fornecedores etc. Dessa forma Controladoria contribui, indiretamente, para a Sociedade.

Se você exerce atividades profissionais na área de Controladoria sinta-se orgulhoso de saber que contribui não somente para a entidade na qual está vinculado, mas para toda a Sociedade. Pois em uma entidade eficiente os desperdícios são minimizados, e como dizem os economistas: “os recursos escassos” da Sociedade são melhores aproveitados.

por Archimedes Roger Pinto Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário