sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

05/12 Primeira edição do Prêmio Olivio Koliver homenageia autores de artigo premiado

A primeira edição do Prêmio Olivio Koliver, criado com a finalidade de estimular a produção de pesquisas técnicas e científicas na área contábil, homenageou, nesta sexta-feira (5), os autores do melhor artigo publicado pela Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) no ano passado. A homenagem foi realizada durante a milésima plenária do Conselho Federal de Contabilidade em 68 anos de sua história.

Os mestres Janiel Antonio da Silva Suzart (DF), Jorge Andrade Costa (SP) e Benjamim Cristobal Mardine Acuña (SP) receberam, das mãos do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, troféus em alusão ao trabalho de pesquisa, que resultou no artigo “Consolidação da convergência das normas contábeis brasileiras: uma análise sobre o fim do Regime Tributário de Transição”. Leia o artigo na íntegra aqui.  O texto foi publicado na edição nº 202 da RBC, referente aos meses de julho e agosto de 2013.

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, também participou da cerimônia. Ela coordenou a banca examinadora criada para a escolha do artigo vencedor e é, também, atual coordenadora do conselho editorial da RBC. A Revista Brasileira de Contabilidade, editada pelo CFC, é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil. O seu primeiro número data de 1912.

“Sentimo-nos honrados pelo reconhecimento. Entendemos que este Prêmio pode – e deve – servir como um incentivo a produção acadêmica, que hoje ainda carece de pesquisas na área de contabilidade”, afirmou Jorge Andrade, em nome dos três vencedores, durante a cerimônia. Em seu discurso, ele lembrou ainda da importância do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre os procedimentos de contabilidade.

O Prêmio Olivio Koliver, instituído pelo CFC e promovido pela RBC, também visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira. Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, filho de imigrantes alemães. Bacharel, pós-graduado e doutor em contabilidade, Koliver trilhou um caminho de prestígio na profissão. Foi professor titular da da faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal do RS e na Fundação Visconde de Cairu (Salvador-BA).

Além disso, na área acadêmica, foi consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires; professor visitante da Universidad de La Matanza, em San Justo, província de Buenos Aires; e membro do Instituto Argentino de Professores Universitários de Costos. Foi, ainda, presidente do CRCRS por quatro vezes, vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileira sde Contabilidade.

Olivio Koliver faleceu em 29 de junho de 2009.

Conheça os autores

Jorge Andrade Costa é doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e MBA Controller pela Fundação Instituto de Pesquisas Atuariais e Financeiras – Fipecafi. Contador e atuário pela PUC/SP é professor em diversas instituições de ensino em cursos de pós-graduação.

Janilson Antonio da Silva Suzart é doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e especialista em Auditoria Pública pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional, tem atuado como contador governamental no Poder Executivo Federal, como consultor e como professor em cursos de graduação e pós-graduação.

Benjamim Cristobal Mardine Acuña é doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre pela Universidade Católica de Brasília e certificado em IFRS pelo ICAEW (Institute of Chartered Accountants in England and Wales). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso, tendo já atuado em pós-graduações e cursos in company em diversas instituições no país e como consultor contábil, tributário e de controle em empresas de diversos setores de atividade.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário