sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

05/12 10 situações que vão exigir uma auditoria no seu negócio

O serviço de auditoria contábil ou financeira tem seu investimento. Portanto, a necessidade deve ser bem avaliada. Conhecer este momento é a maior dificuldade dos empresários cujas preocupações vão se acumulando ao longo dos desafios enfrentados, principalmente nos quesitos contábeis, financeiros e de fluxo de caixa.

É importante ter em mente que o auditor pode ajudar o empreendedor a entender quais são os principais fatores de risco do seu negócio do ponto de vista operacional, contábil e financeiro. Quais controles internos, práticas contábeis e financeiras precisam ser trabalhados para dar maior segurança à situação patrimonial e continuidade dos negócios? Qual é o nível de risco que esses controles apresentam? São questões que o auditor ajuda a responder.

Nesse sentido, antes de contratar um serviço de auditoria, o empresário precisa estar atento à situação em que a sua empresa se encontra e pontuar quais são as suas principais dificuldades. Listamos 10 indícios que podem levar sua empresa a precisar de uma auditoria:

1 – Conhecimento da realidade patrimonial da empresa, segundo práticas contábeis adequadas;
2 – Suspeita de desvios de recursos financeiros;
3 – Necessidade de reorganização dos processos internos;
4 – Elevado custo fiscal;
5 – Reorganização por necessidade de crescimento;
6 – Apoio na implementação de controles e procedimentos internos;
7 – Reorganização por necessidade de novos investidores;
8 – Perda do controle de contas a receber e elevado índice de inadimplência;
9 – Atendimento a órgão regulador ou investidor;
10 – Integração dos sistemas de informação;

A auditoria contábil e financeira é normatizada por órgãos reguladores que orientam o auditor na execução dos seus trabalhos, sejam em auditoria independente das demonstrações financeiras, com emissão de opinião, seja em auditoria com propósito específico ou procedimentos previamente acordados.

Respondido por Adelmo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário