segunda-feira, 15 de setembro de 2014

15/09 Auditoria Independente vivencia novo avanço no tema Limitação de Responsabilidade

Atento às questões que impactam o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade de auditoria independente no Brasil, o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil traçou um plano, em diversas esferas, para abordar questões prementes, dentre as quais se destaca a Limitação de Responsabilidade do Auditor Independente.

Dada a importância do tema, o Instituto nos últimos meses tem se dedicado a cumprir uma agenda intensa com importantes entidades e órgãos reguladores, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB), com o qual o Ibracon esteve reunido  no último mês para audiências com diretores e representantes da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro (Diorf), da Diretoria de Fiscalização (Difis) e do Departamento de Normas.

Assim como veiculado hoje no Jornal Valor Econômico, um dos principais veículos de comunicação do país, o Banco Central do Brasil, atendendo ao pleito do Instituto, deu um passo importante para reduzir a insegurança jurídica sobre o grau de responsabilidade das firmas de auditoria nos processos que resultam em regime de intervenção e liquidação de instituições financeiras. As firmas de auditoria que auditam os balanços passaram a adquirir o direito de serem ouvidas antes de o BC apresentar o relatório final de inquérito no qual aponta os responsáveis pelos problemas encontrados nas instituições.

A possibilidade de a comissão de inquérito convidar as firmas de auditoria a prestar esclarecimento caso encontre indícios de negligência ou imperícia foi divulgada ontem, 10, por meio da Portaria 82.265.

Esta atualização da Portaria assinada pelo presidente do BCB, Alexandre Tombini, reforça que estamos avançando na discussão sobre a delimitação da responsabilidade civil dos profissionais e no caminho certo para manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional.

Para acessar a Portaria, clique aqui.

Fonte: Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário