quarta-feira, 10 de setembro de 2014

10/09 Biblioteca do CFC oferece parte do acervo na internet

No ambiente virtual estão disponíveis cerca de 4 mil trabalhos e artigos para acesso eletrônico.  Já no espaço físico, em Brasília, acervo chega a quase 11 mil obras, entre livros, dissertações e teses.

A Biblioteca do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que funciona na sede do próprio Conselho em Brasília, disponibiliza, na internet, artigos e trabalhos científicos que podem servir para pesquisa e consulta por profissionais da área e interessados em todo o País.

Ao todo, estão disponíveis 3,7 mil textos, muitos deles publicados por revistas setorizadas, como a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), a Revista Pensar Contábil, a Abracicon Saber, entre outras.

“Queremos disponibilizar o maior número possível de material em nosso site para que os profissionais de todo o País possam ter acesso. A ideia é que essa consulta seja integrada, ou seja, ao buscar um tema, o visitante tenha acesso ao material publicado em diversas revistas, ampliando seu leque de opções”, explica a bibliotecária do CFC, Lucia Figueiredo.

Segundo ela, apenas nos primeiros nove meses deste ano, o site da Biblioteca já contabiliza 17,5 mil acessos. A tendência é que as visitas no espaço virtual aumentem na medida em que mais textos sejam incluídos.

Inaugurada em 16 de novembro de 1973 pelo então presidente Ivo Malhães de Oliveira, a Biblioteca do CFC conta hoje com 10,4 mil obras de interesse da classe contábil e 8,4 mil trabalhos apresentados em eventos e artigos de periódicos.

Muitas dessas obras são de grande valor para a classe contábil, como, por exemplo, o Código de Contabilidade da União, que data de 1923; os Anais do Congresso Brasileiro de Contabilidade, inclusive a primeira edição;  a coleção completa da Lex (Legislação brasileira) desde 1937, e outros materiais famosos, de autores como Francisco D’Auria, Carlos de Carvalho e Antônio Lopes de Sá.

Os interessados em fazer pesquisa ou consultar o acervo virtual podem acessar o site http://www.portalcfc.org.br/biblioteca. No Link “Pesquisa Online” há um manual de instruções de como utilizar o acervo digitalizado. Dúvidas sobre o acervo ou orientações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca.cfc@cfc.org.br

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário