quinta-feira, 4 de setembro de 2014

04/09 IFRS15 Uma grande conquista

A emissão, em maio deste ano, da nova norma para reconhecimento de receitas, a IFRS 15 – Receitas de Contratos com Clientes (Revenue from Contracts with Customers) por parte dos órgãos reguladores IASB e FASB representa um grande avanço para as normas contábeis. Ao mesmo tempo, tal fato inédito traz muitos desafios para as empresas no momento de divulgar suas demonstrações financeiras.

Além de afetar as demonstrações financeiras, a IFRS 15 provavelmente impactará os processos de negócios e os controles internos das empresas. A complexidade na implantação da nova norma vai variar em função do segmento da indústria e da estrutura dos controles internos de cada organização. Portanto, a norma irá afetar as empresas de forma desigual, e uma avaliação preliminar será essencial para gerenciar sua implantação.

Pelo fato de os novos requisitos de divulgação serem extensos e representarem uma mudança importante com relação às normas IFRS existentes, é fundamental que as empresas se preparem quanto antes para a sua aplicação. Mesmo que a data de vigência da IFRS-15 seja janeiro de 2017, é de extrema importância que as organizações preparem um diagnóstico para então decidirem sobre o melhor momento para a sua adoção e, caso isso seja realidade, estabeleçam quando será a transição para a nova norma.

Pretendemos com esta publicação elucidar os principais aspectos da IFRS 15, trazendo análises a respeito de mudanças nas práticas correntes de vários segmentos da indústria. Esperamos que esta publicação represente mais uma colaboração para o entendimento das normas IFRS e contribua para a maior transparência e qualidade das informações reportadas pelas empresas brasileiras que adotaram as normas internacionais de contabilidade.


Fonte:  EY - Sergio Romani Sócio-líder de Auditoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário