sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10/01 Auditores Independentes e a Contabilidade caminham juntos pelo desenvolvimento do País

Auditoria Independente e a Contabilidade sempre caminharam juntas.  Desde o momento em que a profissão foi criada para mensurar e controlar o patrimônio e os resultados das trocas de mercadorias, o processo de Auditoria foi se desenvolvendo e se mostrando cada vez mais forte, se associando à história da profissão, tornando-se uma das funções contábeis fundamentais para assegurar credibilidade às informações financeiras das empresas. Foram essas qualidades que despertaram no profissional da contabilidade, auditor independente, e presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Eduardo Augusto Rocha Pocetti sua paixão pela área.

Seu interesse pela Auditoria começou enquanto se graduava em Economia na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, em 1974. No mesmo período, Pocetti havia passado em um concurso público para trabalhar em uma das agências da Caixa Econômica do Estado de São Paulo – que posteriormente passou a se chamar Nossa Caixa.

Durante o curso, Pocetti teve aula com o professor Walter Arnaldo Andreoli, que já atuava como auditor independente. “Na oportunidade, o professor Andreoli começou a debater a importância da Auditoria, por examinar e analisar a adequação e eficiência dos sistemas e processos, bem como a qualidade do desempenho das áreas ou unidades no cumprimento das metas, objetivos e políticas definidas no plano estratégico das empresas”, lembra o profissional.

Diante daquele discurso Pocetti começou a se interessar pela Contabilidade. No mesmo período, o banco o qual trabalhava abriu inscrições para trabalhar no setor de auditoria. “Fui incentivado pelo professor Andreoli a fazer o teste. Fiz e passei”, conta.

Após se graduar em Economia e já trabalhando como auditor, Pocetti iniciou o curso de Ciências Contábeis, na própria Fecap. Foi então que outra oportunidade surgiu. “Acabei fazendo um teste para ingressar na PricewaterhouseCoopers – PwC. Decidi sair do banco e comecei a fazer minha carreira na PwC. A partir daí comecei a entender o que era Contabilidade e o que era Auditoria”, disse.

Foi o primeiro passo de uma carreira que dura mais de 40 anos dedicada a Auditoria Independente. Pocetti atuou depois na Trevisan Gestão & Consultoria. Posteriormente seguiu para a BDO Brazil, no qual se tornou presidente, até se tornar sócio de Auditoria da KPMG. “Tenho uma historia na área da Auditoria. A minha conquista é viver quase quarenta anos me dedicando a auditoria e a Contabilidade”.

Pocetti conta que receber a medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, entregue pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP, em 2012 ficou marcado como um dos momentos mais importantes da sua carreira. “Ser condecorado pelo órgão em reconhecimento pelo meu trabalho ao longo desses anos. É motivo de orgulho”, enfatiza.

Em 2013, Pocetti foi citado como um dos 50 mais influentes da profissão de Auditoria e Contabilidade. A lista com os “Top 50” foi divulgada pela revista britânica International Accounting Bulletin, uma das mais conceituadas publicações do setor.

Associado ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, desde 1977, Pocetti mantém uma relação institucional muito boa com a Entidade. “O Sindcont-SP tem uma história extremamente importante em defesa da Classe contábil. Auditores Independentes e a e profissionais da Contabilidade caminham juntos pelo desenvolvimento do País. Acompanho e apoio as ações do Sindicato, porque é o nosso Sindicato”.

Casado há vinte cinco anos com a Valéria, e com um filho de 22 anos, que está se formando em Contabilidade em 2013 – e já atua na área de Auditoria – Pocetti afirma que a família é o alicerce de sua vida pessoal, “sem a qual não haveria o equilíbrio para crescer profissionalmente”.

Ao mencionar o atual momento da profissão, Pocetti afirma que com a Contabilidade fortalecida no âmbito internacional, a profissão contábil vem se destacando perante a sociedade, deixando o estigma de ser uma profissão de simples registro para ser de estratégica. “A Contabilidade ficou depreciada no Brasil por muitos anos, como sendo apenas de acompanhamento inflacionário (ajustar balanço e correção monetária). Hoje já não é mais isso; a Contabilidade está em linguagem internacional, com a adesão das International Financial Reporting Standards – IFRS (Normas internacionais de Contabilidade). Quando se lê um Balanço no Brasil, salvo proporções de moeda, está lendo o mesmo que se estivesse lendo em qualquer lugar do mundo. Isso valoriza o profissional da Contabilidade e, consequentemente valoriza a profissão do auditor independente”, destaca.

Para manter esse padrão de excelência exigido pelo mercado, o presidente o Ibracon ressalta: A educação continuada é de vital importância para o fortalecimento da contabilidade, pois como é uma profissão é uma ciência evolutiva é preciso ter uma dinâmica de treinamento é fundamental.

“A profissão nunca deixou de ser importante, mas agora com advento da Contabilidade internacional, a profissão voltou a ter destaque, em virtude a sua importância estratégica dentro de uma organização. Hoje a educação continuada é obrigatória apenas para os auditores, mas esperamos que o CRC SP possa instituir para os contadores”, finaliza Pocetti.

Fonte: Sindcont
Via Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário